Vamos falar sobre o orçamento do casamento?
novembro 13, 2017
0

Eu sei que muitas vezes a gente fica babando em casamentos de famosos e milionários, pensando como tudo ali deve ter sido perfeito e tranquilo, e bate aquela sensação de estar meio que sozinho nessa, que todos os casais estão plenos, felizes e pagando tudo na maior facilidade, enquanto para nós a situação está longe de ser assim. Com as redes sociais então, piorou, com grau de perfeição dos relacionamentos e dos casamentos se acentuando, não é mesmo? Mas podem ficar tranquilos, está tudo embaixo do tapete!

Há alguns meses, após ter vivido um pequeno drama em torno da lista de convidados, me deparei com o casamento de uma milionária que na última hora saiu meio que “desconvidando” algumas pessoas, aquelas que já achavam que seriam convidadas na certa, compraram roupa e presente, mesmo antes do convite chegar. Poucos dias antes, veio a bomba com a informação que a noiva dizia que já tinha estourado o orçamento e que não seria possível convidar. Fiquei me perguntando como que alguém que tinha um orçamento de mais de 1 milhão (UM MILHÃO) de reais para gastar no casamento conseguiu essa façanha de estourá-lo e ter que sair cortando a lista e gerando esse climão. Não julgo, tá gente? Foi mesmo aquele pensamento de quem nunca viu tanto dinheiro assim junto para gastar em apenas 1 dia e ficou pensando que com essa grana toda tinha comprado e montado apartamento, feito a festa e ainda uma viagem de lua de mel com volta ao mundo! Rs! Mas voltando ao assunto, isso é um problema dela e do orçamento dela, ela estava linda e feliz no dia, e isso é o que importa! Mas é só mesmo para ilustrar que isso acontece com todo mundo, por mais que não pareça!

Eu sempre falo sobre a questão do planejamento, a importância de ter uma planilha bonitinha e organizada, bem completa. E cada vez mais eu concluo que ela é fundamental. Quando digo isso, não é apenas o valor que pretendem gastar, mas é quanto vocês podem disponibilizar mês a mês, pois há fornecedores mais urgentes para serem fechados (por conta de agenda), muitos pedem sinal de 30% ou 50%, e se não for tudo bem planejado, a coisa foge do controle e o estresse vai nas alturas. Geralmente homens tem dificuldade de entender o orçamento e acham que está tudo sendo gasto em flores e besteiras, mas não é bem assim, e eu vou explicar como funciona.

Dicas para tornar tudo mais tranquilo!

Se vocês forem fazer apenas a cerimônia religiosa, basicamente vocês terão: taxas do casamento civil, taxas do religioso (inclui o processo do casamento, geralmente o tapete vermelho e a utilização do espaço e equipe), músicos, flores, fotografia, filmagem, cerimonialista, trajes de damas e pajens (isso pode ser conversado com os pais dos mesmos para negociar quem arcará com o custo) e convites. Pode-se até cortar um desses itens, mas honestamente, que não seja foto e filmagem, pois é a lembrança que vocês terão para o resto da vida! Vocês poderão ter também adicionais como carro para os noivos, mimos como leques (cerimônia ao ar livre), locação de cadeiras e afins se o local não oferecer), entre outros, mas esses extras não estarão nessa planilha ainda, aguardem um pouquinho. Já temos a primeira planilha! No meu caso, só essa fase já custava 1/3 do orçamento total, até porque foto e filmagem são serviços que impactam um pouco mais no orçamento, mas digo e repito, valem cada centavo, portanto, minha dica é escolher excelentes profissionais e fazer outros cortes.

Agora vem a planilha individual de cada um: A noiva terá vestido, buquê, calçado, véu, grinalda, brincos e acessórios, lingerie, penteado e maquiagem. Desses, o véu e os acessórios muitas vezes estão inclusos quando é locação, importante sempre perguntar, pois o aluguel ou compra de véu avulso geralmente é um pouco alto. Lógico que nada disso é regra, mas minha dica é equilibrar o orçamento do vestido com o restante, pois um cabelo e maquiagem ruins podem acabar com todas as suas fotos, os brincos e acessórios podem ser emprestados de família, mas se for comprar, recomendo algo mais bacana, pois boa parte das fotos durante a cerimônia terão como foco o rosto, então brinco, maquiagem e cabelo aparecem o tempo todo! E se for uma peça legal, será algo que poderá usar bastante depois, aquela lembrança do casamento bem especial, e que ainda poderá se tornar uma joia de família. Imagine a filha de vocês usando ele depois? O sapato ou sandália pode ser como você quiser, afinal, ele provavelmente nem irá aparecer. Já o buquê, é importante cotar também, pois os preços podem te surpreender! O ideal é sempre negociar um desconto no pacote das flores da cerimônia ou da festa. Para os homens, o costume (sem colete) ou terno (com colete) ou o traje que preferir, o calçado e a gravata. Homens e suas vantagens, não é?

Agora vem a terceira planilha! Nessa, é a festa, com locação do espaço, buffet, decoração, som e iluminação, bolo, doces e tudo mais! Lembrando que não há regras nem obrigações, e pra tudo há uma solução! Queriam bem casado mas ficou acima do orçamento? Vamos pensar em outra opção! Que seja um pacotinho de suspiros, de biscoitinhos, um mini potinho de brigadeiro, qualquer outra coisa! Não é porque todos os casamentos que foram até hoje tinham bem casados que PRECISA ter. Conheço noivos que nem gostam de bem casados, então porque seriam obrigados a oferecer? Os doces, recomendo escolherem os que mais amarem! Não importa que digam que TEM QUE TER de ameixa, de damasco, cítricos e tudo mais. Se vocês não gostam, não se sintam na obrigação! Imagine entregarem para vocês ao final da festa os doces que sobraram e só ter os que vocês detestam? Não dá! Lógico que se vocês sabem que tem aquelas tias que amaaaam damasco, vocês encomendarão um pouco pensando nelas, mas nada em excesso!

Depois que você finalizaram essas três planilhas, vocês abrirão a quarta e última planilha, que é a dos opcionais. Nessa vocês irão incluir noite de núpcias em hotel, carro dos noivos, lembranças dos padrinhos e madrinhas, gravata para os padrinhos, plaquinhas, florzinha de detalhe pra isso ou aquilo, lembrancinhas, open bar, opcionais de buffet, uísque e espumante, entre outros. Após fazerem toda a divisão do orçamento para os itens que julgarem essenciais nas outras planilha, vocês saberão qual valor poderão gastar nesses extras, e então é só priorizar os mais importantes. Visualizando todo essa planejamento, poderão também realocar recursos e avaliar como gastar o dinheiro, sempre levando em consideração o valor que terão para gastar mês a mês, e principalmente, o que trará realização e felicidade para vocês. É importante que vocês tenham um fundo de reserva de 10%, pois imprevistos sempre podem acontecer, inclusive no pós evento, com taças e materiais quebrados ou furtados que vocês serão cobrados.

E como saber quem pagará o que? Bom, eu sempre sou a favor de uma divisão justa, afinal, hoje em dia é mais difícil casamentos como antes, em que o pai da noiva pagava tudo. Hoje é normal os noivos pagarem tudo e as famílias ajudarem um pouco. Sendo assim, a melhor ideia é somar o total das planilhas coletivas (cerimônia, festa e opcionais) e dividir pelo número de convidados que desejam, então chegarão a um valor por convidado, e só multiplicar pelo número de convidados de cada um.

Atenção aos contratos!!

Por favor, quando forem assinar contratos, leiam cada palavrinha, peçam que tudo esteja extremamente detalhado no objeto do contrato, e documentem tudo! Isso é a garantia de tranquilidade que vocês terão! Pesquisem bastante quem são esses fornecedores, peçam indicações não só a amigos, mas principalmente a quem está no mercado, que trabalha sempre com diversos profissionais e saberá te indicar quem são os realmente confiáveis.

Os primeiros dois meses e o último serão os mais puxados financeiramente, pois é quando pagarão vários sinais e depois quando quitarão o restante. Mas fiquem tranquilos, se seguirem esse planejamento, tudo fluirá!

Não se desesperem, para tudo há uma solução! E no final, vocês chegarão ao dia mais especial de suas vidas felizes e unidos como nunca, podem ter certeza! Precisando de uma ajudinha, podem contar conosco!

Foto: Reprodução